terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ícones...

Quando se está a fazer um trabalho destes, há certas perguntas que vêm à baila:

1- Queremos que as pessoas identifiquem o distrito pela imagem?

Para mim esta é uma questão quase irrelevante, o nome do distrito vai estar escrito mesmo ao lado, certo? Claro que se as pessoas identificarem pelo desenho melhor.


2- Qual é a função das imagens?

No meu entender, decorativa. Mas nem oito nem oitenta, acho que de certo modo as imagens têm a ver com a secção, mas a sua maior função é a decoração. Também tem um aspecto de diferenciação. Será simpático as pessoas procurarem pelo distrito através do desenho e não do nome.

3- Deverão as imagens serem todas do mesmo género?

Acho que deve haver um mínimo de uniformidade, é uma questão técnica, mas sem cair no extremo de pôr tudo igual, de perder a "idiossincrasia" da secção. Confesso que ver fotografias misturadas com esquissos faz-me tanta confusão como ver todos os símbolos como uma bola, cuja a única coisa que muda entre as várias secções é a cor.

4- Estamos a falar de desenhos ou fotografias?

Eu, desde o início me opus a pôr fotografias acho que depois, quando reduzido vai ficar confuso e acho que uma fotografia não é o mais indicado para o nosso trabalho. Sou muito mais a favor de pequenos desenhos, com o mínimo possível de cores. Para dizer a verdade prefiro aqueles que são puramente simbólicos, apesar de ter noção que isso é idílico (se eu fosse um artista...). E foi por isso que dei um ar menos fidedigno às imagens que tínhamos de Aveiro.

5- A questão dos tamanhos, vale a pena uniformizar?

Bom, aqui não tenho opinião formada, tenho medo que se não tivermos um tamanho uniformizado, ou pelo menos uma altura padronizada, o símbolo pode ficar feio no contexto. Se calhar o melhor seria metê-lo numa caixa quadrada transparente. Que achas?

6- E cores?

Não sei se sabes mas quando se faz um conjunto de ícones a primeira coisa que se faz é seleccionar uma palete de cores (umas 20 ou 50), para ficar mais bonito. Acho que não temos que ir tão longe... mas não há nada que o gimp não faça.

Fico-me por aqui, já tenho imensas opiniões que requerem uma resposta tua (ou doutra pessoa que queira comentar).

2 comentários:

  1. 1- Queremos que as pessoas identifiquem o distrito pela imagem?
    Estou contigo Tijolo - com o nome a imagem fica mais contextualizada

    2- Qual é a função das imagens?
    Sendo bruto - atacar directo ao coraçao - em vez de ler texto e letras, ver algo mais pessoal e emocionante :)

    3- Deverão as imagens serem todas do mesmo género?
    Acho que por demasiados limites pode ser mau, mas ter algumas linhas orientativas poderia ajudar, como por exemplo que todas as imagens:
    - tenham um tamanho parecido (sem grandes diferenças)
    - ?!? quando forem propicias, que tenham um fundo transparente - dá-me a sensaçao que deste modo as imagens, quaisquer que sejam, encaixam melhor com a estética do Desktop que possam ter os utilizadores... porque as imagens vao sempre aparecer dentre de uma caixa de notificaçao, ou sobre o GUI do Amarok que terá cores variaveis conforme o tema KDE... alem disso, como está de moda cada vez mais efeitos visuais nos GUIs e nas notificaçoes de sistema, ao nao ter as imagens com um fundo "plano" elas nao descaracterizam tanto esses efeitos visuais subjacentes... nao sei, que achas?

    4- Estamos a falar de desenhos ou fotografias?
    Na minha opiniao, do que seja mais claro... e tens razao que fotos têm demasiados detalhes - afinal se pensarmos o primeiro que ocorre fazer numa foto para convertela numa imagem de zona, é passarlhe uns quantos filtros para clarificar os traços importantes da imagem e remover os detalhes... o caso de Aveiro é realmente elucidativo - foi simplificar e simplificar as fotos... (na verdado o barco moliceiro ficou melhor depois de passar pelas tuas maos que pelas minhas :) assim até tem estilo de azulejo tradicional :) )
    Portanto, sem descartar que alguma foto possa uma imagem clara e porreira, acho que o mais importante é que sendo foto ou desenho, tenha claridade e representaçao
    PD: as imagens que se estao a juntar sao fixes :)


    5- A questão dos tamanhos, vale a pena uniformizar?
    - Tamanho: quando estiver em casa, tenho de fazer algumas provas com imagens de varios tamanhos, a ver como sai
    - Fundo Transparente: +1 por mim - como escrevi atrás, encaixa melhor com uma maior diversidade de GUIs e efeitos visuais do Desktop

    6- E cores?
    Se quizeres definimos uma palette e antes de publicar as imagens, as convertemos a essa palete... mas será que tanto trabalho vale a pena? deixo a questao no ar, a voar, sem pousar...

    ResponderExcluir
  2. Bom, como concordaste comigo em quase tudo, vou só comentar as tuas duas últimas respostas.

    Por mim, punha tudo no mesmo tamanho e quando o formato não fosse o desejado enche-se com transparências...

    As cores não vale a pena. (Estava só a dar-te conhecimento dos procedimentos de standartização)

    ResponderExcluir